quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Empresária Santiaguense recebeu o Prêmio Mulher de Negócios 2008, do Rio Grande do Sul



Com o título “Apaixonada pelo Chimarrão!”, a empresária Geni Bordim contou a sua trajetória de sucesso à frente da Ervateria Santiago, que atua comercialmente em mais de 50 municípios no Estado. “Tinha o sonho de ter meu próprio negócio e escolhi Santiago por saber que as pessoas do município gostam de tomar mate com uma erva que não perde a qualidade com o tempo”, lembra. Para ela, conquistar a premiação foi uma realização pessoal como mulher e como empresária e serve de incentivo para continuar a sua história de persistência e de luta contra as dificuldades impostas. “O setor da erva-mate é dominado por empresas familiares, administradas por homens fortes que cultivam a cultura gaúcha, que não aceitam facilmente a entrada de mulheres. O meu maior desafio foi ser respeitada em um ambiente machista, trabalhando com um produto tradicional”, conta.

Hoje à noite, junto com a Posse da Diretoria do CES – Gestão 2009, Geni Bordin tomará posse, como Presidente, do Comitê Regional da Qualidade de Santiago.


Lançada em 2004, para valorizar e estimular o empreendedorismo feminino, a ação é desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW – Brasil) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). A partir de 2006, o evento passou a ter o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que trouxe sua experiência na gestão do Prêmio Nacional da Qualidade. A premiação vem crescendo a cada ano, prova disso é o grande número de histórias inscritas em 2008, que totalizaram 2.195 histórias em todo país, sendo 138 no Rio Grande do Sul.

O prêmio é dividido em quatro etapas: estadual, regional, nacional e internacional. Na etapa estadual e regional são escolhidas duas mulheres na categoria individual e outra empreendedora na coletiva. Os prêmios oferecidos na etapa estadual são cursos do Sebrae. Na etapa regional – a ser realizada, dia 6 de março de 2009, com representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – elas ganham viagem a Brasília com todas as despesas pagas, presença em palestras e outras atividades. E, na fase nacional, que irá ocorrer, dia 25 de março de 2009, em Brasília, as vencedoras participarão de um evento nacional de capacitação. Duas das 10 vencedoras recebem como prêmio extra, uma visita a um centro de referência em empreendedorismo no Exterior.



Durante a avaliação, as empreendedoras apresentaram seus relatos de vida e de sucesso. As participantes, selecionadas por um comitê técnico, receberam a visita de avaliadores e, após, uma banca de juízes escolheu as empreendedoras com as melhores trajetórias. Também foram avaliados a busca contínua de informações, o compromisso com o aprendizado, o gerenciamento das atividades, os resultados obtidos, a identificação da história pessoal ou do empreendimento como uma motivação de autonomia e independência das mulheres e, finalmente, a capacidade para motivar outras pessoas a seguirem seu exemplo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário